Página inicial / Aprender Inglês / Tudo que você precisa saber sobre morar, estudar e trabalhar no Canadá

Tudo que você precisa saber sobre morar, estudar e trabalhar no Canadá

Que tal descobrir tudo que você precisa saber sobre morar, estudar e trabalhar no Canadá? Ter informações detalhadas pode ajudar a fazer de vez o xis no mapa e escolher este país como destino do seu intercâmbio.

Segundo o site Exame, no ano de 2019 mais de 286 mil imigrantes receberam autorização para trabalhar e se mudar para esse o país da América do Norte. O que mais colabora na hora da seleção é o nível de importância da sua profissão no país.

Pensando nas oportunidades que o Canadá guarda, o mais estratégico é fazer um intercâmbio para entender se ele corresponde às suas expectativas.

Mesmo assim, você não precisa cair de paraquedas nessa cultura tão diferente. Para te ajudar, neste artigo você confere tudo sobre morar, estudar e trabalhar no Canadá.

Resumão do Canadá

O Canadá é mais conhecido pelas folhas da Maple Tree que alaranjam e fazem um tapete por todos os lados no outono. Entretanto, a estação mais popular por lá é o inverno mesmo, que pode chegar até -25º dependo da cidade.

Mas não se engane, é possível viver as quatro estações de maneira distinta. Toronto, por exemplo, pode ser bem aconchegante na primavera e no verão.

Falando nisso, as principais cidades canadenses, e favoritas pelos brazucas são: 

Só que a capital é Otawa, inclusive, temos um artigo completo sobre ela aqui no blog.

Além disso, ele é o segundo maior país do mundo, não é de se espantar pelos seus mais de 9 milhões de metros quadrados e uma população que beira os 38 milhões.

O melhor é que, apesar do tamanho, a segurança continua sendo prioridade por lá. Na verdade, é um belo exemplo para o Brasil. Isso se deve, principalmente, a igualdade social, pois o IDH canadense também é invejável.

Para fechar nosso resumão, anota aí: o país é bilingue, lá se fala inglês e francês.

Como é a cultura canadense?

Mesmo com dois idiomas oficiais, a verdade é que a multiculturalidade é a marca registrada do país.

Lá se preza muito pelas liberdades individuais, por isso que mesmo a maioria sendo católica, dá para encontrar igrejas de outras religiões sem dificuldades.

Além disso, Toronto é o exemplo perfeito de cidade cosmopolita, nela você vai encontrar pessoas do mundo inteiro. Isso é perfeito para quem gosta de experimentar comidas internacionais e mais, dá para escutar inglês de diferentes sotaques.

Cozinha e datas comemorativas

Agora, falando em comidas, a maple syrup não pode faltar em suas panquecas. Sem falar também no Poutine, que leva batata frita e queijo coalho, e o Peameal Bacon, um bacon em rolo defumado e com lombo de porco, é de dar água na boca.

Algumas datas comemorativas são tão famosas quanto nos Estados Unidos, como:

  • Natal: os canadenses também são religiosos com as compras de final de ano e decorações.
  • Halloween: você vai encontrar pessoas com as mais diferentes fantasias. 
  • Dia de Ação de Graças: é o momento de assar um peru, comer com todos os amigos e família. Que tal agradecer pelo seu intercâmbio?

Por lá também rola a Zombie Walk, a data de se fantasiar de morto-vivo e sair andando pelas ruas. Ah! Falando em encher os espaços públicos, é o dia 1º de julho que se comemora a unificação canadense, mas nesse dia ninguém veste fantasia.

Morar no Canadá: tudo que você precisa saber

Com tantos aspectos positivos, não há quem não queira fazer parte dos 21 mil brasileiros que deixaram nosso país para viver no exterior. Segundo o Globo, foi um aumento de 88%.

Então, tudo que você precisa saber sobre morar no Canadá é:

  • É necessário passar pelo Express Entry, o processo migratório.
  • Na avaliação eles fazem uma pontuação do solicitante.
  • As profissões mais necessárias são privilegiadas.
  • Falar inglês ou francês é essencial.
  • Ter condições financeiras e qualificações acadêmicas.

Mas o visto permanente não é a única forma de se aventurar pelo país. Você também pode escolher estudar lá e se aclimatar com o país. E é sobre isso que vamos falar agora.

Vale a pena estudar na terra do Maple Syrup?

A primeira coisa que faz os olhos dos intercambistas brilharem é a cotação da moeda canadense, ela é costuma ser de 1 ou 2 reais a menos do que a estadunidense. Uma ótima barganha.

Outros motivos para estudar no país são:

  • Diversidade nos tipos de estudos: é acessível fazer tanto cursos de idiomas, quanto uma graduação ou cursos técnicos.

  • Trabalho: dependendo do tipo de estudos, dá para trabalhar até 20 horas semanais.

  • Ser até trilíngue: escolha uma cidade estratégica e aproveite para desenvolver o inglês e o francês. Dois coelhos, uma cajadada!

Ficou com vontade de saber mais sobre o intercâmbio para o Canadá? Confere aqui o artigo completo que separei para você. MAS CALMA! Antes precisamos falar de um assunto bem importante: trabalhar no Canadá.

Dá para trabalhar no Canadá?

A gente sabe que trabalhar enquanto faz o intercâmbio pode ser uma baita de uma mão na roda. Além disso, o ambiente de trabalho também colabora para o desenvolvimento de um inglês mais formal.

Então, quanto o assunto é tudo sobre estudar no Canadá, a principal resposta é “depende”. No caso do intercâmbio de idiomas, o estudante não tem permissão para qualquer atividade remunerada.

Contudo, alunos que façam ensino superior por pelo menos 8 meses podem sim serem liberados para funções laborais. Neste caso, o aluno pode trabalhar 20 horas por semana durante o semestre e até 40 no período de férias. Saiba mais.
Pronto, vimos tudo que você precisa saber sobre morar, estudar e trabalhar no Canadá.

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:



Comentários

Sobre IntercâmbioDireto.com

Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Checar também

10 principais dicas de como fazer um intercâmbio

Você se perguntou alguma vez como fazer um intercâmbio? Saiba que estudar no exterior é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *