...

Você sabe qual a melhor forma de aprender inglês?

Você sabe qual a melhor forma de aprender inglês? Como finalmente se tornar fluente? Essa é a dúvida de muitos estudantes, principalmente, aqueles que já passaram por uma dúzia de escolas de idiomas e mal sabem falar o verbo to be. Acredite, você não está sozinho neste barco.

“O domínio do inglês entre os brasileiros é tão baixo que o país ocupa a 41ª colocação de um ranking de 70 países desenvolvidos no idioma” é o que conta Anna Carolina, do portal Você S/A. Segundo a matéria, a maior dificuldade que temos no aprendizado desse idioma não está ligada ao dinheiro ou ao tempo, mas aos métodos.

Dentre eles, a educação bancária é o pior tipo, pois vê o aluno como alguém vazio de conhecimento, que precisa ser preenchido, “como um cofrinho”. Aí está um grande problema, pois os alunos acabam não desenvolvendo suas habilidades de debater em inglês, alçar novos voos e ser independente dentro do idioma.

Mas não se preocupe, não! A equipe da Fluencypass preparou este post completo justamente para salvar seus estudos de idiomas. Descubra qual a melhor forma de aprender inglês e conquiste seu passe para a fluência.

Qual a melhor forma de aprender inglês sozinho?

A resposta para a pergunta “qual a melhor forma de aprender inglês?” é não existe um jeito certo. Existem vários, vai depender de como é seu relacionamento com a linguagem e como você explora o mundo.

Por isso que muitos alunos vão para as melhores escolas de idiomas e acabam se frustrando, porque você não pode simplesmente replicar um método a todos. Mas precisa entender e personalizar para cada aluno.

Nesse sentido, aprender inglês sozinho acaba sendo a saída para muitos alunos. A justificativa é que neste tipo de aprendizagem fica mais fácil se organizar e adaptar a rotina de estudos à sua realidade.

A importância do Input e exposição

Ainda assim, quando falamos da melhor forma de aprender inglês, temos que pensar nos caminhos cognitivos que a língua fará para se fixar no seu cérebro. 

No ensino tradicional, você sentaria em uma cadeira e a professora logo começaria: “verbo to be no presente simples, I’m, you are, he is…” Mas peraí! Não é bem esse o percurso certo.

O cérebro humano se desenvolveu para reconhecer padrões, mas isso só será possível se você entregar uma informação para ele analisar.  Quando falamos de idiomas, isso significa que você precisa se expor à língua antes de tentar falá-la.

A lógica é a seguinte: inicialmente, seu cérebro não vai entender nada. Contudo, com o passar do tempo é como se ele percebesse “Hmm estou recebendo muito conteúdo deste tipo, deve haver algo importante aqui…” Por isso, é muito importante como você se expõe ao idioma.

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Você sabe qual seu tipo de sistema representacional?

Bom, já percorremos um caminho legal para você melhorar a forma como aprende o inglês. Contudo, nem todo mundo aprende da mesma maneira, pois cada um tem um  sistemas representacional diferente, segundo o estudioso Alessandro Nicoli de Mattos: 

“Os sistemas representacionais são os meios que utilizamos para entrar em contato com o mundo. […] São basicamente visual, auditivo e sinestésico, todas as pessoas usam um desses como principal meio de ligação com a realidade”.

Então, vamos entender um pouco mais sobre cada um deles:

  • Visual: a pessoa explora o mundo por meio do olho, as cores, imagens, filmes são mais importantes e as memórias são construídas e acessadas dessa forma.
  • Auditivo: a escuta acaba sendo o mais importante e a pessoa pode ter até mesmo uma acuidade auditiva maior. Ou seja, o listening vai ser conquistado com facilidade.
  • Sinestésico: é uma mistura dos anteriores, mas também incorpora outros aspectos como o físico. Você já deve ter visto os professores ensinando sílaba tônica por meio de palmas, um sinestésico se apegaria ao som da palma, a imagem das mãos batendo e a sensação de uma mão contra a outra.

Para te dar um norte melhor, você pode fazer o teste disponível no Golfinho e usar o resultado para organizar seus meios de estudos.

A melhor forma de aprender o inglês: 5 dicas para dinamizar seus estudos

Agora você já tem bastante ferramentas para personalizar seus estudos de acordo com a melhor forma de aprender inglês para você, mas trouxemos um conteúdo extra com 5 dicas de como trazer a língua inglesa para sua rotina.

1- Leia notícias em língua inglesa

Essa é uma estratégia bem legal, sabe quando você abre o seu navegador e já vai para a página do Google? Então, a ideia é trocar por sites de notícias em inglês como o BBC ou o New York Times, com o tempo seu cérebro se acostuma com as informações em língua inglesa.

2- Divirta-se com os jogos online

E que tal aprender brincando? Tem vários jogos que vão combinar com seu sistema representacional. Veja só:

  • Gartic: perfeito para explorar o mundo pela visualidade. No jogo você precisa adivinhar o que o desenho que está sendo feito por outras pessoas significa.
  • Lyrics Training: aqui o objetivo é escutar a letra da música e  preencher os espaços em branco, os auditivos vão se dar bem neste jogo.
  • Among Us: um jogo para celular em que é preciso usar estratégia, argumentação e realizar missões. Mistura diversas habilidades e ajuda quem é sinestésico a aprender inglês.

3-  Use a audiodescrição ao seu favor

A audiodescrição é um recurso para pessoas com deficiência visual, com ela as pessoas cegas entendem qual o cenário de um filme, como os personagens estão vestidos etc.

E esse é um grande avanço das plataformas de Streaming e que pode auxiliar seu aprendizado. Isso porque usando essa ferramenta, você obtém uma descrição detalhada enquanto vê filmes, algo que pode ajudar a enriquecer seu vocabulário.

O melhor de tudo é que é um estudo totalmente contextualizado!

4- Ouvir podcasts sempre que possível

Mais um recurso para os auditivos são os podcasts, eles são dos mais diversos tipos e podem alavancar seus estudos. Aqui no blog temos um post completo sobre o tema e você lê ele clicando aqui.

5- Curso de Inglês Online

Agora que você já sabe boas estratégias sobre qual a melhor forma de aprender inglês. A dica é fazer um curso online que se encaixe com seu perfil de estudos e seja inovador.

É o caso do ciclo completo da Fluencypass, pois em nossa plataforma de estudos você tem liberdade para organizar suas aulas e ainda sai do zero direto para a fluência. Se quiser, ainda pode incluir um intercâmbio no final de sua jornada.

Chega de falar que só se vira um pouquinho no inglês, venha fazer parte do time que tem fluência!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor