...

Será que é difícil aprender inglês?

Será que é difícil aprender inglês? Quando temos o primeiro contato com a língua parece que vai dar muito trabalho, não é?

Contudo, o estudo do idioma é bem mais simples do que parece ser. Para se ter uma ideia, como explica o site Descubra o Mundo, acabamos sendo “enganados” pela ilusão da maioria.

Isso porque apenas 5% da população brasileira sabe inglês e apenas 1% é fluente no idioma. Significa então que a maioria dos brasileiros não vão conseguir aprender essa língua? Não, apenas que ainda não conhecem os benefícios que ela proporciona aos bilíngues.

Com esse raciocínio, a ELC School explica que boas razões para ser fluente em inglês são: o inglês é a língua dos negócios, você terá acesso a entretenimento internacional, vai fazer parte de uma comunidade mundial e compartilhar mais conhecimento por meio da internet.

Então, para que você possa fazer parte deste grupo que se comunica internacionalmente, venha descobrir se falar inglês é muito difícil e como dinamizar seu aprendizado.

Quanto tempo demora para aprender a falar inglês sozinho?

Essa é uma dúvida bem comum, e tem muitas variáveis, pois uma pessoa que estuda todos os dias vai ter resultados melhores do que aquela que só estuda aos finais de semana.

Ainda assim, no geral, uma pessoa leva em torno de um ano para internalizar o inglês se estudar com disciplina, o que é muito mais vantajoso do que ter que fazer 4 anos de escola de idiomas, não é?

Contudo, lembre-se de:

  • Se expor o máximo possível à língua inglesa.
  • Ter um cronograma de estudos.
  • Deixar claro seus objetivos estudando o idioma.
  • Manter o foco na hora de aprender inglês.

É muito difícil aprender a falar inglês?

Então, vamos à pergunta de ouro: será que é muito difícil aprender inglês?

Mas é claro que não! Na verdade, nós brasileiros falamos português que é uma língua bem complexa. Isso facilita nosso aprendizado para muitos idiomas.

Parece estranho? Repare, no português estamos toda hora mudando a desinência verbal (vamos, vai, vais, virá…), temos construções com regras bem peculiares (lhe dou, dou-lhe, dar-lhe-ei) e ainda possuímos sons bem complexos de realizar (ão, em, nha).

Assim, basicamente, você já passou por um caminho bem desafiador ao desenvolver a língua portuguesa e aprender sua escrita, o inglês vai ser muito mais fácil. Mas temos mais razões, veja só:

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

5 razões por que não é tão difícil aprender a falar inglês

Veja algumas razões que podem dar um up no seu entusiasmo:

  1. O verbo muda bem pouco no inglês: ele permanece quase o mesmo, veja o exemplo do verbo “to give”. I give, you give, he gives, they give… I gave, you gave, they gave. Muito simples, não é?
  1. Temos mais contato com inglês do que você pensa: isso já é meio caminho andado, pois o idioma está por todos os lados seja no “coaching”, “internet”, “hambúrguer”, “Twitter”, “Facebook”… O que é diferente se você quiser aprender Chinês, por exemplo, que não temos contato nenhum.
  1. Há falantes por todos os lados: sim, se você der uma pesquisada vai achar várias pessoas na sua cidade que são fluentes em inglês. Ou seja, é muito mais fácil encontrar alguém para praticar. Quem quer aprender a falar árabe, por exemplo, não tem essa facilidade.
  1. As regras são bem simples: ok, o inglês tem regras gramaticais novas, mas elas são bem simples e com a prática você interioriza.
  1. O aprendizado do inglês está vinculado à prática: basicamente você vai precisar se expor ao idioma e tirar suas dúvidas quanto a gramática etc., mas nos primeiros meses de estudo você chega rapidinho ao nível básico, principalmente se estudar todos os dias.

Qual o inglês mais fácil: americano, britânico ou canadense?

Bom, agora que já desmistificamos a fala de que “aprender inglês é difícil”, precisamos discutir um outro ponto bem importante: a variante que você vai escolher falar.

Antes de tudo, você precisa se libertar e entender que por muito tempo você vai falar uma variante bem próxima de você “o inglês brasileiro”, pois é normal em todo idioma ter sotaque. Aí vai de sua decisão tirar esse traço característico e ficar com uma fala mais próxima de um nativo.

Depois você pode escolher estudar o americano, britânico, canadense, neozelandês ou australiano. No geral, o inglês dos Estados Unidos é o mais estudado, pois o país produz conteúdos no mundo todo, além de ser uma grande potência econômica.

Contudo, se você quer estudar em Londres, por exemplo, é melhor estudar a variante britânica da língua. Deu para entender onde queremos chegar? Estudar um tipo de inglês específico depende de seu objetivo, não há um mais fácil ou mais difícil.

Como começar a estudar inglês sozinho?

Desta forma, você tem muito mais informações para ponderar se quer ou não aprender inglês sozinho. Se decidir seguir por esse tipo de estudo, há certas estratégias que podem facilitar.

  • Comece pela exposição: ouça e leia bastante inglês, isso vai criar um repertório para quando você começar a falar.
  • Aprenda a gramática a partir de seu uso: ao invés de decorar regras, veja as pessoas falando no cotidiano e pesquise construções que você ainda não conhece.
  • Tenha um tutor: este profissional é diferente do professor, neste caso, você pode estudar sozinho e anotar dúvidas pontuais que podem ser esclarecidas com o tutor.
  • Use uma plataforma: hoje em dia, há sites que preparam todo seu cronograma de estudos e exercícios, o que te deixa mais livre para focar nos estudos sem perder tempo na organização.

É o caso da Fluencypass que tem o ciclo completo para te fazer chegar a fluência, por meio de nossa plataforma você exercita listening, speaking, reading e writing e ainda tem profissionais a sua disposição para tirar as dúvidas.

Além disso, se você quiser um momento mais imersivo, nós temos pacotes de intercâmbio disponíveis para vários países e com valores bem acessíveis.

Junte-se a nós e conquiste seu passe para a fluência!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor