...

Sotaques em inglês: Como lidar com os diferentes accents?

Deixa eu ver se eu entendi, você tem problemas em como lidar com diferentes sotaques em inglês?

Pode causar um grande impacto quando estamos estudando o britânico, por exemplo, e ir para o americano e vice-versa.

Mas claro que é ótimo para a sua fluência, você terá traquejo para diferentes sotaques e para se ter ideia, nossa intercambista Ingra relatou que teve contato com outros estrangeiros que também tinham suas características próprias ao falar inglês.

Por isso, é importante você saber como lidar com diferentes sotaques em inglês, então veja nossas dicas para você desbravar essas nuances do idioma.

4 sotaques do inglês para você estudar

Claro que a recomendação é sempre você entender sua meta ao estudar inglês. Digamos que você vai concorrer a uma universidade na Inglaterra, então, precisa dar maior foco ao inglês britânico.

Agora, se está planejando uma viagem para a Austrália, é neste que você deve focar… Deu para entender? Você não precisa enlouquecer com tantas variações, mas precisa traçar um bom plano de estudo.

Neste sentido, precisamos confessar que existe um mundo grande de sotaques, pois cada nacionalidade vai ter uma particularidade. Então, japoneses, indianos, sul-africanos e outros povos vão ter um jeito bastante característico na fala.

Contudo, para simplificar nossas dicas, vamos focar em 4 variações mais comuns na hora de estudar o inglês: americano, britânico, canadense e australiano. Vem com a gente!

American English

O inglês falado nos Estados Unidos é bem mais fácil para a maioria dos brasileiros, por quê?

Ora, temos muito mais contato com ele! Consumimos bastante músicas, séries, filmes e produtos que vêm dos Estados Unidos.

Além disso, até mesmo conhecemos muito mais sobre os Estados Unidos do que os outros destinos.

Antes de tudo, quando falamos do inglês americano, pontos que você precisa ter maior atenção é:

  • Os estadunidenses reduzem muito mais as palavras e formas. Por isso, você vai perceber que a fala deles pode parecer muito mais rápida e usam mais as formas como Gimme, Gotta, Wanna etc.
  • As “slangs” também são bastante diferentes, algumas são: Chill Out, Sick, Weirdo etc…
  • As formas como as palavras são escritas mudam, como: Color, Organize, realize…
  • O vocabulário também pode mudar, como palavras como: pants, turtle, fall… 

Sotaque britânico

Já os britânicos são conhecidos por pronunciarem as palavras de maneiras mais completa, sem fazer muitas reduções.

Além disso, o “R” no final de palavras como “Brother” tende a desaparecer e ficar com um som mais parecido com “A” – /brotha/.

Contudo, quem está acostumado com inglês americano pode ter um impacto num primeiro momento, devido ao british accent. Mas você vai perceber que com o tempo, seu listening acabará se acostumando.

Ah! Não podemos esquecer da mudança de vocabulário que ocorre, veja:

Inglês Americano
Inglês Britânico
Tradução
Pants
Trousers
Calça
Turtle
Tortoise
Tartaruga
Fall
Autumn
Outono
Flashlight
Torch
Lanterna
Stove
Cooker
Fogão

Sotaque canadense

O sotaque Canadense pode ser bastante parecido com o americano. Contudo, não podemos esquecer que o Canadá tem grande influência francesa e dependendo da região, o francês pode ter bastante influência no sotaque.

O portal Canada Ponto mostra algumas gírias e expressões própria do país, veja:

  • Loonie and Toonie: um dólar e dois dólares.
  • Yarn: conversar ou “to chat”
  • Serviette: guardanapo.
  • Washroom: banheiro.
  • Pop: refrigerante.
  • Beauty: é uma gíria para dizer legal, cool.

Leia também: Quais são as melhores escolas de inglês do Brasil?


Sotaque australiano

Um dos sotaques mais diferentes é o australiano, eles falam muito rápido e tem a pronúncia bem carregada. Então, não fique com vergonha de pedir para um australiano repetir ou falar mais “slowly”, é normal.

A primeira diferença na fala deles está ao falar o “Y” no final de algumas palavras, que fica com som de “-oi”. Assim, palavras como “Try”, vai soar mais como /troi/, mas é bem comum por lá.

Outras diferenças no speaking é que eles não pronunciam o “ER” no final de palavras, como “Care” ou “River” e também não falam “-ING”, o som fica mais para “-IN”

Agora, quando falamos de vocabulário, dá uma olhada em como fica:

Thongs
Chinelos
Arvo
Tarde
Durry
Cigarro
Esky
Cooler
Tucker
Comida
Scrap 
Luta

5 Dicas de como lidar com os diferentes sotaques em inglês

Como vimos, pode até haver algumas mudanças na forma escrita e no vocabulário, mas o mais importante para de como lidar com os diferentes sotaques em inglês é melhorar seu listening.

Para isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar na sua compreensão da língua, anote ai: 

  1. Ouça podcast: Os  podcasts são ótimos amigos nessas horas, pois temos acesso direto a conversas por meio de áudios, e você encontra os mais diversos tipos e de diversos países.
  1. Músicas: já temos longa tradição em consumir música norte-americana, mas você pode se jogar nas playlists de outros países. Por exemplo, você já ouviu música canadense? Esse pode ser o momento!
  1. Canais do Youtube: Além disso, graças ao Youtube, dá para ver conversas nativas de qualquer país. Então, vai ser muito mais fácil você achar o gringo que tem o sotaque que você estuda.
  1. Séries: as séries também são amigas neste momento, pois você se acostuma com os personagens, vê mais sobre cultura, povos locais e vocabulário. 
  1. Use as redes sociais: já as redes sociais podem ser usadas para conversar com estrangeiros, mas hoje você também pode ter acesso à pílulas em outros idiomas. Os vídeos curtos como Reels e TikTok são perfeitos para você tirar alguns dos momentos do seu dia para ter contato com outros sotaques.

Aprenda inglês de uma vez por todas!

Por fim, depois de darmos as melhores dicas sobre o inglês britânico, vamos dar a melhor de todas para você falar inglês de uma vez: estudar na Fluencypass!

Aqui nós temos o ciclo completo da fluência e é super fácil para você estudar, pois é tudo online!

Conte com:

  • Aulas de conversação.
  • Professores especialistas à sua disposição.
  • Aulas disponíveis 24 horas em nossa plataforma.
  • Intercâmbio no final do curso.

Gostou? Clique no banner e conheça nossos planos e veja qual combina com você:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor